2/7/2019


EMPREGO

Projeto que permite demitir servidores estáveis será debatido no Senado nesta terça

Para dirigente da Fenajufe, projeto é parte da falsa tentativa de resolução da crise via retirada de direitos

A estabilidade dos servidores públicos e a possibilidade de demissão por meio da avaliação de desempenho será tema de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na tarde desta terça-feira (2), a partir das 14h30min. O PLS regulamenta o inciso terceiro do parágrafo primeiro do artigo 41 da Constituição Federal. A relatora, senadora Juíza Selma (PSL-MT), apresentou parecer favorável à proposição, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Para o servidor Fabiano dos Santos, da coordenação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe) e dirigente do sindicato da categoria em São Paulo (Sintrajud), o projeto da senadora é parte de uma tentativa mais ampla de retirar direitos dos trabalhadores e desmontar os serviços públicos. "Essa retirada de direitos dos trabalhadores vem sendo acenada como uma saída para a crise econômica, mas sabemos que isso não resolverá a crise econômica", disse, citando os impactos da reforma trabalhista, que eliminou direitos históricos da classe trabalhadora sob o argumento de que isso geraria empregos - enquanto mais de um ano depois a taxa de desempregados não recuou.

Quem participará

Foram convidados para o debate o assessor parlamentar da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Neuriberg Dias; o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel; e o representante da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Roberto Santos; o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques; o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, João Domingos Gomes dos Santos; a ex-secretária de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais, Renata Vilhena; e a economista Ana Carla Abrão.

Como participar

Haverá transmissão ao vivo pela TV Senado, via internet. Os contatos para acompanhar e participar são os seguintes: http://bit.ly/audienciainterativa - Portal da Cidadania: http://www12.senado.gov.br/ecidadania e Alo Senado (0800-612211).

 



Hélcio Duarte Filho