ARTIGO

Episódios de suicídio são reflexos das pressões no trabalho




 O judiciário federal brasileiro está de luto outra vez. Com o novo caso de possível suicídio entre servidores, registrado nesta semana em Blumenau-SC, subiu para sete o número de vítimas no quadro do judiciário federal, de que se tem conhecimento, nos últimos meses. Para o Sindijufe-MT, isso já é mais do que suficiente para que os tribunais revejam seus métodos de trabalho e passem a tratar os servidores de uma outra forma.

Há pelo menos dois fatores preocupantes a serem considerados nesta questão. Em primeiro lugar, todos eles ocorreram recente e relativamente próximos um do outro. Foram registrados dois casos em Mato Grosso num período aproximadamente de seis meses. Em São Paulo houve três ocorrências em três meses. Depois disso teve um suicídio no Rio Grande do Sul, e agora este em Santa Catarina.

Além disso, sabe-se que alguns desses casos ocorreram nos locais de trabalho, fato este que também é preocupante. No Ministério Público da União (MPU) também houve dois casos de suicídio, e todos eles ocorreram nas dependências do órgão.

O ambiente de trabalho está ajudando a destruir gente no judiciário. Os salários defasados, as pressões no serviço, a cobrança contínua e crescente das metas a serem alcançadas, a criminalização das greves, a aposentadoria sob ameaça e o ataque a outros direitos, tudo isso está presente, hoje, na vida dos Servidores Públicos deste setor.

Analisando esta sucessão alarmante de episódios, diretores do Sindijufe-MT observam que as pressões no trabalho alcançaram um nível que, para muitos trabalhadores, já não é mais possível de suportar. Os casos de neurose em decorrência de assédio moral e de cobranças de multas absurdas são casa vez mais frequentes no judiciário federal.

De acordo com o Sindijufe-MT, as pressões no trabalho estão entre os principais elementos que têm levado servidores ao desespero e ao extremo gesto do suicídio.

"É preciso acabar com a cobrança de metas impossíveis e humanizar, urgentemente, os serviços", alerta a Diretoria do Sindijufe-MT.

A situação atual não pode continuar. A exploração dos servidores públicos não deve mais acontecer, porque entre a vida e a morte muitos deles já não estão mais tão certos de que a segunda opção não deva ser a mais cogitada.