4/6/2019


AUDIÊNCIA

Fenajufe defende canal de negociação e participação em GT ao ser recebida no TST

Presidente do TST, ministro Brito Pereira, se mostrou aberto a início de um espaço de diálogo, relata o servidor

Dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União reivindicaram do ministro João Batista Brito Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, a abertura de um canal permanente de diálogo e negociação, no qual a representação sindical possa apresentar as demandas da categoria. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (4), no TST, em Brasília.


“Foi uma reunião rápida, que teve um caráter mais de apresentar a nova direção da Fenajufe e construir um espaço de negociação”, relata o servidor Fabiano dos Santos, da coordenação da Fenajufe e integrante da direção do Sintrajud-SP, o sindicato da categoria em São Paulo. “Ele se mostrou aberto em relação ao estabelecimento de um canal de diálogo, mas temos que ver como isso se confirma na prática”, disse.


O ministro solicitou que a federação apresente um documento com o conjunto das reivindicações da categoria, com as devidas argumentações, para que elas sejam analisadas ponto a ponto. “A Fenajufe vai chamar o conjunto dos sindicatos de base para construir conjuntamente essa pauta”, observa Fabiano.


Pouco depois, o site da entidade divulgou a orientação para as entidades de base “apresentarem suas pautas referentes à JT, a serem tratadas a nível nacional, para que a Federação possa sistematizá-las e apresentá-las à presidência do TST”. Os textos devem ser enviados para o endereço eletrônico da federação (fenajufe@fenajufe.org.br”).


Os servidores levaram ao presidente do TST algumas das questões centrais da categoria neste momento - como a situação do orçamento e Justiça do Trabalho; nível superior como requisito de ingresso na carreira de técnicos; indenização de transporte e desvio de função (Oficiais de Justiça); pauta salarial, Polícia Judicial, revisão de valores de benefícios, reenquadramento dos auxiliares. O ministro João Batista Brito Pereira, porém, não chegou a tecer comentários ou avaliações sobre nenhum dos pontos brevemente tratados.


Os dirigentes sindicais solicitaram ainda a participação da Fenajufe no grupo de trabalho que atualizará os estudos acerca da padronização organizacional e de pessoal dos Órgãos da Justiça do Trabalho (Ato CSJT.GP N° 92/2019). O ministro disse que analisará o pedido, que foi protocolado pela federação no dia 24 de maio. Esse grupo de trabalho, observa Fabiano, pode abordar sob certos aspectos o processo de reestruturação da Justiça do Trabalho, outro ponto relevante hoje para os trabalhadores deste ramo do Judiciário federal, assim como as nomeações de aprovados em concursos.


Participaram da reunião, além de Fabiano, os também coordenadores da Fenajufe Costa Neto, Evilásio Dantas e Roberto Policarpo.


 



Hélcio Duarte Filho