25/11/2015


O QUE FAZER

Para assegurar debate, sindicatos solicitam à Fenajufe adiar reunião

Servidores reivindicaram que reunião nacional que definirá posição sobre luta salarial seja transferida de sexta (28) para segunda ou terça Sindicatos da categoria solicitar

Sindicatos da categoria solicitaram à direção da federação nacional (Fenajufe), desde o início da semana, que adie por alguns dias a realização da reunião que definirá a posição dos trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU sobre a luta salarial. O principal argumento é que isso permitiria aos servidores dos estados que têm assembleias ou outros fóruns de debates marcados para o fim de semana fazerem a discussão a tempo de levar os respectivos resultados à reunião nacional, que deverá definir os próximos passos da luta da categoria, pós-manutenção do veto ao projeto que repõe as perdas salariais (PLC 28).

Convocada para a sexta-feira (27), a reunião da direção da Fenajufe com participação dos sindicatos (chamada ‘ampliadinha’) será a primeira após a manutenção do veto e consequente abertura de um novo momento na luta dos servidores. “Vamos realizar o maior congresso da história do nosso sindicato e obviamente o debate sobre isso ficará prejudicado se a reunião ocorrer antes”, pondera o servidor Cristiano Moreira, da direção do sindicato (Sintrajufe-RS). “Manter no dia 27 nos retira a oportunidade de debater no Rio Grande do Sul algo tão importante para toda a categoria”, explica, observando que mais de 290 delegados devem participar do congresso, que ocorrerá no sábado e no domingo.

Outro sindicato que reivindicou o adiamento foi o Sintrajud-SP. Segundo dirigentes da entidade, a assembleia da categoria já estava convocada para o sábado (28) e o eventual não adiamento impedirá o debate antes da reunião. O Sintrajud recebeu pedidos de servidores da base da categoria para que a solicitação de mudança de data fosse encaminhada à federação. Pelo menos dez entidades já teriam enviado mensagem à Fenajufe nesse sentido, entre eles os sindicatos do Maranhão (Sintrajufe-MA), Pernambuco (Sintrajuf-PE), Piauí (Sintrajufe-PI), Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS), Minas Gerais (Sitraemg), São Paulo (Sintrajud) e Ceará (Sinje-CE).

Alguns por estarem em situação similar – sem condições de consultar a categoria antes do fim de semana –, outros porque acreditam que não dar tempo para o debate em parte dos estados seria ruim para a tomada de uma posição nacional sobre o que fazer a partir de agora. Apenas três sindicatos reivindicaram manter a reunião no dia 27 – os do Rio (Sisejufe), do Pará/Amapá e do Amazonas/Roraima (Sitra-AM/RR). 

A decisão está nas mãos da direção da Fenajufe. Mas consulta sobre o adiamento que estava sendo encaminhada a cada integrante da diretoria não se concretizou até agora por ter sido bloqueada por dois dos três coordenadores-gerais da federação, Mara Weber (RS) e Cledo Vieira (DF), ambos dirigentes sindicais ligados à CUT.

Um dos argumentos usados por servidores que defendem manter a data é que há urgência no encaminhamento do assunto devido ao calendário do legislativo, que se aproxima do recesso. Por outro lado, ponderam quem sustenta a alteração, nada muda com relação a isso se a reunião acontecer na sexta-feira, na segunda-feira (30) ou terça-feira (1º), já que qualquer deliberação só terá consequências práticas a partir da semana que vem. O pior, avaliam, seria parcela considerável da categoria não ter a oportunidade de participar dos debates nos estados e interferir na deliberação de decisões tão importantes.

LutaFenajufe Notícias
Quarta-feira, 25 de novembro de 2015




LutaFenajufe-Notícias