9/12/2014


DO SINTRAJUFE-RS

Sintrajufe-RS defende reposição salarial para os servidores em encontro com Lewandowski



 Na tarde dessa quarta, 03, o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, conversou com o diretor do Sintrajufe-RS Cristiano Moreira e representantes da Fenajufe e de outros sindicatos da categoria. Os dirigentes cobraram de Lewandowski uma solução imediata à falta de um acordo com o Executivo, que impede que o PL 7.920/14 seja aprovado pelo Congresso.

No encontro, que ocorreu no intervalo da sessão do Supremo, os dirigentes reafirmaram a indignação da categoria com a indefinição que se arrasta a respeito da reposição dos servidores, enquanto os projetos que contemplam magistrados e procuradores seguem avançando na Câmara. O ministro respondeu que está mantendo contato com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio do diretor-geral Amarildo Vieira, que também permanece fazendo contatos no Congresso Nacional buscando garantir a dotação de verbas que contemplem os projetos de servidores e magistrados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.
Cristiano argumentou que, nos contatos realizados na Câmara nesta semana, parlamentares e assessores afirmam que a aprovação do PL 7.920/14 depende do aval da presidente Dilma Rousseff, e disse que, para garantir a aprovação, é necessário e a categoria espera que o ministro procure a chefe do Poder Executivo. O ministro relatou ter conversado com a presidente em duas oportunidades, sem que ainda houvesse um desfecho, e no entanto não afirmou se voltaria a procurá-la.
O presidente reafirmou estar empenhado na aprovação dos projetos, e que não concorda com a concessão de reajuste apenas aos magistrados, mas disse que há um lobby forte por parte das associações de juízes. Os dirigentes repisaram a posição da categoria, que não admite reposição apenas aos magistrados e que os 8 anos de arrocho salarial sofridos pelos servidores impõem uma solução imediata, e cobraram uma nova reunião com a Fenajufe em breve para tratar do andamento das negociações. Cristiano insistiu que haja contato com Dilma, a fim de solucionar a questão. Lewandowski se comprometeu a buscar uma solução e a receber a Fenajufe tão logo possua novidades. 
Além de Cristiano, participaram da reunião os coordenadores da Fenajufe Saulo Arcangeli, Madalena Nunes, Pedro Aparecido e Joaquim Castrillon, além da dirigente do Sintrajud-SP Maria Helena Garcia Leal.



Redação do SINTRAJUFE-RS
LutaFenajufe-Noticias