22/3/2019


PESQUISA

Ibope vê apoio a Bolsonaro despencar às vésperas do 1° ato contra PEC da Previdência

Pesquisa mostra que governo despencou 15 pontos percentuais em 60 dias; atos contra PEC-6 acontecem nesta sexta (22)

Em 60 dias, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) perdeu perto de 1/3 do apoio que tinha quando quando tomou posse em janeiro: três em cada dez pessoas que o apoiavam mudaram de opinião antes dele completar 100 dias de governo. É o que aponta pesquisa divulgada pelo Ibope na quarta-feira (20), a dois dias da primeira jornada de protestos nacionais convocados contra a reforma da Previdência após o governo entregar ao Congresso Nacional a proposta de emenda constitucional que muda o sistema previdenciário no país (PEC-6).

Segundo a pesquisa, Bolsonaro caiu 15 pontos percentuais no período, enquanto o índice de quem considera seu governo ruim ou péssimo subiu 13 pontos. O percentual da população que considera o atual governo bom ou ótimo caiu de 49% em janeiro para 39% em fevereiro, e bateu 34% em março. Consideram o governo ruim ou péssimo 24%, enquanto 34% o avaliam como regular - 8% não souberam avaliar. É o pior desempenho de um presidente eleito pelo voto direto num primeiro mandato desde a redemocratização do país.

A pesquisa foi divulgada no momento em que a PEC da Previdência começa a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados. As 2.002 entrevistas que compuseram a amostra foram realizadas pelo Ibope entre 16 e 19 de março. Embora já reflita a repercussão do anúncio da proposta de mudanças na Previdência, ainda não traz o impacto da tramitação da matéria no Legislativo. A Comissão de Constituição e Justiça, primeira etapa de avaliação da PEC-6, só foi instalada após o Carnaval, no dia 13 de março.

A campanha contra a proposta - apontada por opositores a ela como um golpe que poderá levar ao fim da Previdência Social no Brasil e ao direito à aposentadoria - começa agora a ganhar mais corpo. Nove centrais sindicais, além de sindicatos e movimentos sociais, convocaram para esta sexta-feira (22) a primeira manifestação nacional contra a PEC-6. Haverá atos em dezenas de cidades do país. A mobilização integra a articulação para convocação posterior de uma possível greve geral que pare o país em defesa do direito à aposentadoria.

 

 



Hélcio Duarte Filho