16/2/2017


POR DIREITOS

Famílias sem-teto acampam na av. Paulista por moradia e contra "reformas" de Temer

Barracas foram montadas em frente ao escritório da Presidência da República na capital paulista; movimento também rejeita "reformas" previdenciária e trabalhista

As barracas de lona preta estão montadas no centro financeiro da maior cidade do país. Famílias de trabalhadores sem-teto acamparam na av. Paulista, em São Paulo (SP), em frente ao escritório da Presidência da República, nesta quinta-feira (16). Eles reivindicam a retomada do “Minha Casa Minha Vida”, na faixa que atende à população mais pobre. Também contestam as "reformas" da Previdência e das relações trabalhistas.   

Milhares de trabalhadores participaram de duas marchas neste dia na capital paulista – uma saiu da Praça da República e outra do Largo do Batata. O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto avaliou em 30 mil pessoas o total de participantes nos dois atos. Segundo o MTST, não há previsão de saída da av. Paulista.

De acordo com Guilherme Boulos, da coordenação do movimento, o ato é parte de um pólo de resistência aos ataques aos direitos dos trabalhadores, tanto na área de moradia, quanto nos âmbitos previdenciário, trabalhista e social. “Viemos hoje de várias partes da cidade para aqui em frente ao escritório da Presidência da República. Hoje não é mais uma manifestação, viemos para resolver. A disposição do MTST hoje é a seguinte: ou a gente sai daqui com resposta e com solução ou a gente fica aqui e vai orar aqui por tempo indeterminado”, disse durante a manifestação.

O escritório da Presidência já foi informado sobre as reivindicações do movimento. De acordo com alguns portais de notícias, no entanto, o governo de Michel Temer teria divulgado que não pretende receber os manifestantes. Barracas foram montadas nas pistas da principal avenida do Centro de São Paulo. Representantes do MTST pedem apoio de quem puder ajudar com mantimentos, colchões e participação. Há o receio de que haja repressão violenta por parte da Polícia Militar contra a manifestação.

 

LutaFenajufe Notícias

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

 



Hélcio Duarte Filho