12/12/2016


PEC 55 (241)

Governo que a maioria "quer que acabe" quer votar "PEC da morte" na terça (13)

Pesquisa mostra que 63% da população quer o fim do governo Temer, que tentará aprovar PEC que entidades civis veem como retrocesso histórico

Com o índice de rejeição disparando, a maioria da população defendendo o fim de seu governo e sob a revelação pública de que teria recebido propina da Odebrechet, o presidente Michel Temer (PMDB) segue com a intenção de aprovar e sancionar ainda esta semana a PEC 55 (241). A proposta de emenda constitucional terá impactos profundos na vida de todos os brasileiros pelos próximos 20 anos ou mais e é apontada por muitos setores da sociedade civil como a pavimentação do caminho para o maior retrocesso em direitos sociais da história do país.

Pesquisa divulgada pelo instituto DataFolha, no domingo (11), indica que a maioria dos brasileiros quer o afastamento imediato do presidente Michel Temer e a convocação de eleições. De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados assinalaram defender que Temer renuncie para que haja convocação de eleições diretas – o que, pela legislação atual, teria que ocorrer ainda este ano, caso contrário a definição do novo presidente seria pela via indireta.

As entrevistas foram realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro. A pesquisa não reflete, portanto, a revelação das delações premiadas de diretores da Odebrechet que envolvem o presidente e a cúpula do governo no recebimento de propinas para facilitar a tramitação de projetos de interesse da empreiteira. Também foi em parte realizada antes da divulgação do teor da proposta de emenda constitucional que modifica as regras da Previdência Social – associada nas redes sociais ao fim do direito à aposentadoria.

A pesquisa mostra que a popularidade do presidente, que já era muito baixa, despencou ainda mais – embora os parâmetros para aferir desde quando isso ocorreu sejam frágeis, já que os institutos de pesquisa deixaram de divulgar com freqüência dados sobre popularidade presidencial desde que Temer assumiu o governo, após o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff.

 

Em relação à pesquisa realizada na distante primeira quinzena de julho, quando Temer ainda era interino, os que assinalaram uma avaliação ruim ou péssima para o presidente saltaram de 31% para 51%. Apenas dez por cento dos entrevistados veem o governo como bom ou ótimo – percentual ainda inferior aos 13% registrados pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pouco antes de ser afastada.

 O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, também ele envolvido nas denúncias de corrupção investigadas pela Operação Lava-Jato, tentará votar a PEC 55 em segundo turno nesta terça-feira (13), no Plenário da casa. Os movimentos contrários à proposta estão convocando manifestações em todos os estados do país, inclusive no Distrito Federal.

LutaFenajufe Notícias

Por Hélcio Duarte Filho

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

 



Hélcio Duarte Filho