2/8/2016


PEC 241

Emenda que congela salários por 20 anos está em pauta CCJ da Câmara

PEC 241 está na pauta da sessão da Comissão de Justiça da Câmara desta terça (2); servidores vão defender arquivamento

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados pode votar, nesta terça-feira (2), parecer sobre a PEC 241/2016. A proposta de emenda constitucional estabelece limite para as despesas primárias do governo – enquanto mantém livre a destinação de recursos para o pagamento de juros das dívidas públicas.

Parecer favorável à emenda, chamada de novo marco fiscal, foi apresentado pelo relator, deputado Danilo Forte (PSB-CE), na sexta-feira (29). A proposta está na pauta da sessão marcada para as 10 horas no Plenário número 1, anexo II, da Câmara. Servidores que estão em Brasília por conta da entrada em pauta do PLP 257 devem comparecer à sessão para defender a rejeição da proposta.

Dirigentes da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU) e dos sindicatos estaduais, além de servidores da base da categoria, participam desde a segunda-feira (1º) das atividades de pressão na Câmara contra o PLP 257/2016. O projeto de lei complementar também pode levar ao congelamento salarial e reduz o orçamento dos serviços públicos.

Próximo etapa

A PEC limita o crescimento das despesas primárias do orçamento ao valor previsto para o ano anterior acrescido da variação da inflação medida pelo IPCA. Prevê inclusive o congelamento nominal dos salários, caso seja necessário, para que o teto seja respeitado.

Caso o parecer seja aprovado, é criada uma Comissão Especial para apreciar a matéria. Depois, o projeto segue para o Plenário, com votação em dois turnos. Caso passe, é encaminhado ao Senado Federal.



Hélcio Duarte Filho