1/5/2016


9º CONGREJUFE

LutaFenajufe é a chapa mais votada no congresso do Judiciário e MPU

Nenhuma das seis chapas terá maioria; votação expressa mais uma vez rejeição à CUT e ao sindicalismo chapa-branca

A chapa do coletivo LutaFenajufe foi a mais votada das seis que disputaram a eleição para direção da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU. Ela obteve a preferência de 121 delegados do 9º Congrejufe, o congresso da categoria, realizado pela federação (Fenajufe) em Florianópolis (SC). O número equivale a cerca de 23% dos votos válidos apurados na eleição, ocorrida no sábado (30). A Chapa 2 LutaFenajufe obteve um voto a mais do que a segunda colocada, a Chapa 6 (Liberta Fenajufe).

O escrutínio foi apurado por volta das três horas da madrugada deste domingo, Dia Internacional dos Trabalhadores. Embora o resultado não assegure maioria na diretoria, é expressivo e foi comemorado pelos servidores que integram o coletivo diante de um congresso com características diversas, em termos de configuração política, de todos os outros já realizados pela Fenajufe.

Quadro político

A  eleição é proporcional e todas as outras seis chapas elegeram diretores, que já tomaram posse na tarde deste domingo. Nenhum setor isolado terá maioria. O resultado eleitoral revela uma redução significativa do peso do sindicalismo cutista na federação. A Chapa 3 (Democracia e Luta), que reuniu quase todas as forças políticas ligadas à Central Única dos Trabalhadores, fez apenas três dos 17 diretores titulares. Outra chapa que trazia setores próximos ao governo petista elegeu mais um diretor titular – a Chapa 1 Unidade Com Equilíbrio para Avançar, organizada por servidores ligados ao PCdoB e por parte dos que integravam o setor cutista em Brasília. Há três anos, no congresso de Minas Gerais, quando a categoria decidiu pela desfiliação da Fenajufe da CUT, as chapas compostas por militantes desta central elegeram nove diretores para uma diretoria de 18 titulares.


O número de integrantes da direção colegiada da federação voltou a ser de 17 servidores. No congresso anterior, o estatuto foi alterado provisoriamente e o colegiado teve o acréscimo de um integrante para solucionar inédito problema na história da federação. Houve um impasse sobre como desempatar e decidir quem ocuparia o 17º cargo entre as duas chapas mais votadas, que obtiveram 159 votos cada – a do LutaFenajufe e a formada por setores da CUT.


‘Organizar a luta’ 

Foi a primeira vez que uma chapa do coletivo é a mais votada isoladamente – no congresso passado, também recebeu o maior número de votos, mas ficou empatada com uma das representações da CUT. O movimento LutaFenajufe se formou pouco depois da chegada do PT ao Planalto para defender o sindicalismo desatrelado de governos e administrações e vem atuando como oposição às chamadas direções sindicais governistas. “A partir do governo do PT tivemos uma divisão na federação, de setores que passaram a se preocupar com a defesa do governo. Este coletivo (o LutaFenajufe) se originou com a tarefa prioritária de resgatar a independência dessa entidade para que possa tocar as lutas da categoria frente aos governos”, observou Cristiano Moreira, da delegação do Rio Grande do Sul, ao fazer a defesa da chapa em plenário. “Fundamental ter uma federação que não tenha rabo preso com nossos patrões, com administrações, que consiga enfrentar e possa levar nossa pauta como reposição salarial, apesar da greve histórica do ano passado, da qual temos orgulho de ter estado à frente”, disse. 

A participação dos servidores que integram o coletivo LutaFenajufe no 9º Congrejufe, que se encerrou neste domingo (1º), em Florianópolis, foi marcada pela defesa de propostas que preparem a categoria para resistir e defender seus direitos e que consolidem as resoluções do congresso passado – que rompeu com a CUT e com o chamado sindicalismo chapa-branca, termo utilizado para designar direções sindicais alinhadas com governos.  

Novas medidas que atacam os serviços públicos e reduzem direitos trabalhistas e previdenciários vêm sendo defendidas tanto pela presidente Dilma Rousseff (PT), quanto por Michel Temer (PMDB-SP), que ocupará o seu lugar após a provável abertura do processo de impeachment no Senado. “Temos que lutar junto com os servidores federais pela garantia da data-base, temos que lutar contra o PLP 257, mais um ataque deste governo que no meio da crise continua defendendo os empresários”, defendeu Saulo Arcangeli, também na apresentação da chapa. “Vamos ter mais ataques pela frente, por isso é preciso uma diretoria forte: aqui já demonstramos que estamos do lado dessa trincheira, temos que combater o assédio moral, combater [as metas de] produtividade, criar uma comissão no Supremo, que vai discutir todas as pautas da categoria. Temos que dizer para o governo que a Fenajufe [é] combativa”, concluiu.  

Resultado da eleição para direção da Fenajufe 

Diretoria Executiva

Chapa 1 Unidade Com Equilíbrio para Avançar - 30 votos - 1 diretor titular.

Chapa 2 LutaFenajufe: 121 votos - 4 diretores titulares e 2 suplentes.

Chapa 3 Democracia e Luta: 111 votos - 3 diretores titulares e 1 suplente.

Chapa 4 Fenajufe Sem Correntes: 68 votos - 2 diretores titulares e um suplente.

Chapa 5 Unidos Por Justiça: 80 votos - 3 diretores titulares e um suplente.

Chapa 6: Liberta Fenajufe - 4 diretores titulares e 1 suplente.


Composição da nova diretoria – triênio 2016/2019


1) Helênio Porto Barros (Chapa 2)

2) Júlio César de Oliveira Brito (Chapa 6)

3) José Aristeia Pereira (Chapa 3)

4) Gerardo Alves Lima Filho (Chapa 5)

5) José Rodrigues Costa Neto (Chapa 4)

6) Cristiano Bernardino Moreira (Chapa 2)

7) Vicente de Paulo da Silva Souza (Chapa 6)

8) Ronaldo das Virgens (Chapa 3)

9) Rodrigo Ferreira de Carvalho (Chapa 5)

10) Adriana Barbosa Rocha de Faria (Chapa 4)

11) Erlon Sampaio de Almeida (Chapa 2)

12) Rodrigo Gomes Peixoto (Chapa 6)

 13) Marcos José dos Santos (Chapa 1)

 14) Mara Rejane Weber (Chapa 3)

 15) Marcelo de Melo Ferreira (Chapa 5)

 16) Elcimara Augusto de Sousa (Chapa 2)

 17) Alisson Ribeiro Silva (Chapa 6)


Suplentes:

18) Edmilton Gomes de Oliveira (Chapa 3)

19) Marcelo Rodrigues Ortiz (Chapa 5)

 20) Saulo Costa Arcangeli (Chapa 2)

21) Adilson Rodrigues dos Santos (Chapa 2)

22) Gláucio Luiz da Silva (Chapa 4)

23) José Everson Nogueira Reis (Chapa 6)


Conselho Fiscal

Manuel Beneval (Bené) - 199 votos

Paulo Falcão Técnico Judiciário da JF-AL - 172

Tauff Ganem de Abreu Analista no TRT-SP – 160



Hélcio Duarte Filho
LutaFenajufe-Notícias