14/4/2016


SALÁRIOS

TST diz a servidores que regionais devem apreciar decisão dos 13,23%

Dirigentes da Fenajufe levaram ao presidente do TST a preocupação da categoria com a garantia de pagamento desta dívida trabalhista

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Granda da Silva Martins Filho, disse a dirigentes sindicais que recomendou aos presidentes dos tribunais regionais que submetam a seus respectivos plenos a resolução do órgão sobre os 13,23%. Ives Granda também disse estar ‘sensibilizado’ com a situação dos servidores e empenhado na manutenção dos 13,23% - tema que, disse, tentará pautar na próxima reunião do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, prevista para 29 de abril.

O presidente do TST conversou, ao término da reunião do Coleprecor (Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho), na quarta-feira (13), com os dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe) Adilson Rodrigues, Tarcísio Ferreira e Alexandre Magnus e com o servidor Igor Yagelovic, da direção do sindicato de Minas Gerais (Sitraemg). Estava marcada uma audiência da federação com ele, mas a reunião acabou cancelada pelo ministro – e, por fim, a conversa transcorreu após o Coleprecor.

Na véspera, sessão administrativa do TST manteve o pagamento dos 13,23%, que seguirá incidindo sobre os salários de 2002 e não nos valores atuais, como reivindica a categoria. A decisão, avaliam os dirigentes sindicais, reforça a luta nacional pelos 13,23%, que já havia obtido um importante resultado alguns dias antes, quando o Conselho da Justiça Federal (CJF) se posicionou a favor do pagamento, com o percentual aplicado sobre os salários atuais.

Os servidores também estiveram com o presidente do Colégio de Presidentes, Lorival Ferreira, que preside o TRT da 15ª Região. Ele informou que a reunião aprovara que a resolução administrativa do TST referente aos 13,23% será encaminhada aos tribunais regionais com a recomendação de que seja submetida ao pleno de cada TRT para apreciação e referendo. Ele se comprometeu em atuar pela inclusão dos 13,23% na pauta da próxima sessão do CSJT e a defender o reconhecimento para todos os servidores da JT.

O diretor-geral do TST, Gustavo Caribé, disse aos servidores que a resolução administrativa 1.819, que reconhece os 13,23%, seria publicada naquele mesmo dia na versão eletrônica do Diário Oficial da União. O objetivo, disse, era incluir o pagamento aos servidores do TST ainda na folha de abril – caso não seja possível, disse, será rodada uma folha suplementar. “Vamos prosseguir na luta para assegurar que os servidores da Trabalhista e toda a categoria tenham esse direito reconhecido e pago”, afirma Adilson.



Hélcio Duarte Filho
LutaFenajufe-Notícias