7/4/2016


JUDICIÁRIO

Fenajufe trabalha para que projetos salariais sejam apreciados nesta 5ª (7)

Sessão está marcada pela manhã; servidores cobram empenho de deputados. Crise e obstruções paralisam sessões

Sessão plenária da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (7) será, provavelmente, a última chance para que os requerimentos de urgência na votação dos projetos salariais referentes aos servidores do Judiciário Federal e MPU sejam votados nesta semana, como havia sido acordado no Colégio de Líderes. A sessão está convocada para começar às 9 horas.

Com o Congresso Nacional voltado para a disputa em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff, as lideranças partidárias não se empenharam para que as propostas salariais fossem apreciadas – mesmo nas poucas vezes ao longo da semana em que houve quórum e ordem do dia aberta, isto é, no momento da sessão em que as matérias em pauta podem ir a debate e voto.

Na sessão de quarta-feira (6), não houve ordem do dia por conta da leitura do parecer final do relator da comissão que analisa o pedido de impedimento da presidente. Dirigentes da federação nacional da categoria (Fenajufe) e de sindicatos estaduais conversaram com deputados no intuito de convencê-los a pautar os projetos ainda essa semana – Pauderney Avelino (DEM-AM), Arnaldo Faria de Sá e Leonardo Picciani (PMDB-RJ) foram alguns dos parlamentares contatados, informa o servidor Ruy Bittencourt de Almeida Neto, da direção do sindicato do Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS), que participou das atividades na Câmara. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também foi abordado pelo servidor Antonio Melquíades, o Melque, diretor do sindicato de São Paulo (Sintrajud-SP), a quem também foi solicitado empenho para que os projetos sejam apreciados.

Todos, no entanto, respondiam ser inviável qualquer votação na quarta-feira (6), quando muitos partidos estavam em obstrução para que as sessões plenárias não acontecessem. O trabalho, agora, é para que isso ocorra ainda nessa quinta-feira (7), quando, aparentemente, pode haver melhores condições para realização da sessão.  Isso, porém, é imprevisível.

 



Hélcio Duarte Filho
LutaFenajufe-Notícias