4/4/2016


PRESSÃO NA CÂMARA

Reunião de líderes confirma PL 2648 na pauta desta semana da Câmara

Deputados confirmam a servidores que projeto está na pauta: urgência pode ser apreciada nesta segunda e mérito, terça; nada está assegurado

A reunião de líderes das bancadas partidárias da Câmara dos Deputados, concluída ao final da tarde desta segunda-feira (4), confirmou a manutenção na pauta das sessões plenárias desta semana do projeto de lei referente ao reajuste salarial dos servidores do Judiciário Federal (PL 2648/2015).

Segundo relato de deputados que participaram da reunião, dados aos servidores Adilson Rodrigues, Eugênia Lacerda e Tarcísio Ferreira, dirigentes da federação nacional da categoria (Fenajufe), e a Antonio Melquíades, diretor do sindicato de São Paulo (Sintrajud), que se encontram na Câmara, ficou definido que a sessão desta noite deve votar o pedido de urgência. O mérito do projeto ficaria para a terça-feira (5).

A sessão dessa segunda foi transferida das 18 horas para as 20 horas. Haveria o risco, porém, de não haver quórum. Os dirigentes sindicais pressionam para que o projeto seja pautado e para que sejam acatadas as reivindicações de mudanças propostas pela categoria – entre elas a retirada do artigo que indica o uso dos 13% para complementar os recursos necessários para implantação do projeto e a redução do prazo para a integralização do reajuste. A avaliação dos servidores, no entanto, é que nada, nem mesmo a colocação do projeto em pauta, estaria assegurado – daí a necessidade de intensificar o trabalho junto aos parlamentares nessa semana.

Os dirigentes da federação atuaram também, nessa segunda, no operativo que reuniu outras entidades sindicais pela retirada de pauta do projeto de lei que pode levar ao congelamento salarial nos serviços públicos (PLP 257/2016) – o que de fato ocorreu com relação à sessão dessa segunda, mas é incerto com relação ao resto da semana.



Hélcio Duarte Filho
LutaFenajufe-Notícias