17/11/2015


DERRUBA O VETO 26

Renan diz que convocará mais duas sessões do Congresso

Presidente da Câmara determina a seguranças que esvaziem Salão Verde; sessão marcada para as 19h ainda não começou; servidores pressionam

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou agora há pouco que além da sessão do Congresso Nacional convocada para as 19 horas desta terça-feira (17), haverá outra nesta quarta-feira (18), às 11h30, e mais uma na semana que vem, que seria destinada a votar as matérias orçamentárias.

 

A notícia foi divulgada, às 18h38, pelo portal do Senado federal. Servidores pressionam os parlamentares, dentro e fora do Congresso, pela derrubada do veto ao reajuste do Judiciário Federal (PLC 28). O veto 26, referente ao projeto, é o terceiro da lista de 13 vetos que podem ser apreciados na sessão desta terça. O senador havia declarado ao final da tarde desta terça que acreditava no ‘bom-senso’ dos parlamentares para manter os vetos presidenciais.

 

Pouco antes, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, determinou que seguranças esvaziassem o Salão Verde. O local dá acesso ao plenário da Câmara, onde se realizam as sessões do Congresso.  Segundo o servidor Cristiano Moreira, dirigente do sindicato do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS), o clima ficou tenso no local. Além de servidores do Judiciário e MPU, transcorria um protesto de mulheres negras contra o presidente da Câmara, que vem sendo muito criticado devido a projetos conservadores que patrocina. A sessão do Congresso foi iniciada pouco antes das 20 horas.



Hélcio Duarte Filho