17/11/2015


TERÇA, 17 DE NOVEMBRO

Contra o veto, servidores de todo o país se encontram nesta terça no DF

Dia que pode ser decisivo será longo em Brasília para os servidores do Judiciário Federal e MPU: pressão sobre parlamentares, carreata e ato

Servidores dos mais variados estados do país vão se encontrar, nesta terça-feira (17), em Brasília, para juntos defenderem a derrubada do veto 26, referente ao reajuste dos trabalhadores do Judiciário Federal. Sessão do Congresso Nacional para analisar 13 vetos da presidente Dilma Rousseff (PT) a projetos aprovados por deputados e senadores segue convocada para as 19 horas.

A luta pela derrubada do veto foi reafirmada por ampla maioria dos representantes da categoria que participaram da recente plenária da federação nacional (Fenajufe) realizada em João Pessoa, na Paraíba. Também foi ratificada em quase todas as assembleias estaduais promovidas pelos sindicatos.

Os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Púbico da União devem ter um longo dia nesta terça. Os trabalhos começam logo pela manhã no aeroporto e, em seguida, outras equipes vão conversar com parlamentares na Câmara e no Senado. Por volta das 15 horas, uma carreata sairá do aeroporto rumo aos gramados do Congresso, onde às 17 horas começa a concentração para o ato pela derrubada do veto.

A expectativa é de que a sessão aconteça – tenha quórum, já que tanto governo quanto oposição têm interesse em destravar a pauta do Congresso para que o orçamento da União para 2016 seja votado. Não há, porém, segurança quanto a isso e muito menos sobre o resultado.

Os servidores acreditam que é possível superar mais esse obstáculo na luta pela recuperação das perdas salariais. “Acho que teremos um movimento bom, muita gente no ato”, arrisca a servidora Ana Maria Nunes, da Justiça Federal de Taubaté (SP), que viajou 16 horas para participar dos protestos e, na segunda-feira (16), participou dos ‘arrastões’ comandados pelo Sindjus-DF nos tribunais de Brasília para reforçar a convocação do ato. “Acredito na derrubada”, disse à reportagem, por telefone, ressaltando que, seja lá qual for o resultado, não tem dúvidas de que os servidores estão fazendo a coisa certa.



Hélcio Duarte Filho